Conheça a Vizzio Broadvise
Logo da Vizzio
Real Estate: qual o tipo de imóvel ideal para uma empresa?

Real Estate: qual o tipo de imóvel ideal para uma empresa?

Fatores como número de colaboradores, perfil do cliente e custo devem ser analisados

 Escolher corretamente o local onde uma empresa será instalada pode garantir o sucesso da marca por muitos anos. E apenas com uma estratégia imobiliária bem feita isso se torna possível, pois analisa todos os fatores que envolvem a operação do cliente, a fim de verificar quais características o local precisa ter para abrigá-lo.  

Então, o imóvel ideal para uma empresa é aquele que melhor atende os requisitos pré-definidos por meio da consultoria, onde os profissionais coletam todos os dados necessários e aliam a sua necessidade e possibilidades às ofertas do mercado. Para fazer esse balanço, as equipes levam em consideração alguns pontos muito importantes, tais como:  

 Mobilidade e facilidade de acesso  

Antes de escolher o lugar certo para a empresa, a primeira coisa a ser pensada é:  quem são, ou qual o perfil dos clientes e onde eles se concentram. Dessa maneira, há como definir regiões estratégicas de instalação, com o intuito de fidelizar o que já existe e alcançar clientes em potencial.  

E como colaboradores felizes realizam um trabalho satisfatório, é imprescindível que o imóvel também seja de fácil acesso a eles, evitando que permaneçam muitas horas no trânsito a caminho do trabalho. Isso ajuda a fidelizar o funcionário, gerando pouca rotatividade e, consequentemente, menos tempo gasto com treinamento de funcionários, novos e processos burocráticos de demissão e admissão, economia de materiais, rapidez e eficiência nos processos de produção.  

  Arquitetura compatível  

O espaço certo para uma empresa é aquele que comporta todos os colaboradores de maneira confortável e adequada às novas formas de uso. Ainda que um imóvel seja bem localizado, se for pequeno para o número de funcionários, por exemplo, não valerá a pena. Se for grande demais, irá ocasionar gastos desnecessários. Então, essas questões precisam ser analisadas com preferência.  

 Mas, não é só isso! O imóvel ideal precisa possibilitar e incentivar o trabalho colaborativo seguindo as novas tendências de uso com mobilidade e maior criatividade para todos os setores. Assim, o time continuará sendo gerido segundo a visão da liderança de cada grupo, possibilitando o crescimento de cada indivíduo e o sucesso da marca.  

Além disso, atividades básicas e essenciais merecem atenção especial, como as de limpeza e alimentícias. A empresa possui cozinha própria? Ou apenas refeitório? Quantos banheiros são necessários para os colaboradores? Todas essas respostas são importantes para que nenhuma operação seja sacrificada no imóvel escolhido.  

 Orçamento e projetos  

Uma estratégia bem desenvolvida é aquela que, além de pensar no presente, pensa no futuro, e na hora de escolher um imóvel com fins comerciais ou empresariais, isso não é diferente. A partir disso, é preciso levar em consideração quais são os planos da empresa para o futuro, se há projetos de expansão, o local escolhido deve comportar a demanda futura também. Isso evitará mudanças constantes, que geram gastos e não enraízam a marca.  

Por fim, a consultora imobiliária deve avaliar qual é a previsão de gastos da empresa e selecionar imóveis que melhor se encaixem nisso. Sempre buscando as melhores cláusulas de contrato e a maior margem de negociação, no que se refere o valor do aluguel.  

 Em estratégias imobiliárias empresariais a Vizzio é especialista!  

Entre em contato conosco para saber como podemos te ajudar na escolha no imóvel ideal para sua empresa!

Continue acompanhando os conteúdos em nosso blog.