O gerenciamento de projetos e obras é o método pelo qual se planeja e executa uma obra, sendo através dele que o empreendimento tem sucesso. Para que efetivamente dê certo, um projeto precisa ter uma boa estrutura, técnicas corretas, a segurança do trabalho garantida e também precisa sair dentro do prazo.
Por isso essa não é uma simples gestão de obra. Porque ela leva em consideração orçamento e cronograma, além de diversas metodologias de gestão para garantir a efetiva execução da obra. Saiba mais sobre o gerenciamento de projetos e obras, no artigo abaixo!
O que é a administração e gerenciamento de projetos e obras?
A administração de obras é a utilização de metodologias de gestão, que, apoiados em alguns pilares, conseguem o sucesso na execução de uma obra. Nela aborda, a contratação dos melhores parceiros e fornecedores para planejar equipes e cuidar do processo.
Dessa forma, ela visa garantir que tudo esteja sob controle. Como os recursos, os riscos, o tempo previsto para a construção civil, dentre outros. Portanto, ela deve ser feita do início ao fim da execução de uma obra. É assim que a empresa terá a obra supervisionada, controlada e relatada.
Com um bom gerenciamento é possível manter a obra dentro do prazo. Além disso, a partir dele têm-se os recursos pensados e com a qualidade que se espera dela.
Já a gestão de projetos visa ajustar os objetivos que se tem com a obra, listar as dificuldades para fazê-la e determinar sem erros o que é necessário em todas as etapas.
A boa gestão de projetos, consegue determinar quais os equipamentos necessários para a obra e a logística referente aos materiais. Além disso, ela consegue fixar um padrão para os processos e reduzir os riscos referentes à execução da obra.
Ou seja, a gestão de projetos planeja e a administração de obras faz o controle, para garantir que tudo está saindo conforme os planos.
Quais os principais benefícios do gerenciamento de projetos e a administração de obras?
Quando um projeto começa, pesquisa-se bastante para determinar todo o passo a passo de sua execução. Dessa forma, para uma empresa que visa construir, ele é a base tanto para o prazo, como para os gastos.
Além disso, através do projeto é possível prever possíveis dificuldades e prejuízos que ocorrerão ao longo do caminho. Consequentemente, é possível consertá-los e ter soluções rápidas em mãos, quando for preciso.
É através do projeto que se determina, custos, atividades, pessoal necessário e se previne do que possa dar errado.
E administração da obra permite a execução daquilo que foi planejado. Ou seja, através do acompanhamento do que foi projetado e seguindo as instruções por ele ditadas, chega-se ao objetivo pretendido.
Portanto, ambos trazem para empresa muitos benefícios, evitando que ela incorra em prejuízos e otimizando toda a execução de uma obra.
Qual a importância de ter uma consultoria para realizar esse gerenciamento?
Como vimos até aqui, essa é uma gestão bastante complexa, que exige muito conhecimento e técnica. Muitas pessoas que trabalham com gestão, desconhecem as melhores metodologias para cada caso. Portanto, contar com um profissional, como uma consultoria imobiliária, é fundamental para atingir os objetivos de economia e eficiência na obra.
Uma empresa capacitada conseguirá planejar e fazer o acompanhamento de toda a execução, desde os serviços preliminares até a entrega do espaço finalizado. Isso tudo, é claro, com o menor custo e a maior qualidade para a empresa.
Continue acompanhando os conteúdos em nosso blog.