A imagem reflete 2 pessoas conversando com um gráfico na mão. Título do artigo: ROI do investimento em imóvel: o que você deve saber

ROI do investimento em imóvel: o que você deve saber

A taxa de retorno sobre investimento, ou ROI do investimento em imóvel, é fundamental ao conhecimento dos investidores em imóvel. Ela, bem como outras informações sobre o local (vizinhança, estado do imóvel e outros) determinarão se o investimento é, ou não, uma boa ideia.

Dessa forma, é preciso saber que o ROI é uma métrica que aponta as vantagens dos investimentos imobiliários porque ele demonstra a relação entre o lucro e o prejuízo deles. Para entender mais sobre ele, sua importância e como ele funciona, continue acompanhando este artigo!

O que é o ROI?

A sigla ROI vem do inglês Return Over Investment, ou seja, retorno sobre o investimento. E esse retorno é calculado não apenas para os investimentos imobiliários, mas para todo eles. O ROI do investimento em imóvel é um cálculo feito para avaliar a relação entre lucro e prejuízo e determinar se um investimento vale a pena ou não.

Dessa forma, essa é uma métrica muito importante para aqueles que pensam em investir em imóveis porque ele mostrará quanto se ganha e quanto se perde ao fazer isso.  Ou seja, a métrica auxilia para que os investidores tomem boas decisões.

A métrica não é um palpite e, no mercado imobiliário, ela desempenha papel importante: ela tem como fundamentos dados e cálculos que precisam a taxa de retorno que o investidor terá com aquele imóvel.

No setor imobiliário, o ROI do investimento em imóvel engloba a avaliação da localização do imóvel e a economia no momento em que se está realizando o investimento. E também faz parte dele o comparativo entre o investimento escolhido e outros.

Ou seja, ele leva em consideração o valor despedido para a compra do imóvel, mas também aqueles gastos com obras e reformas que são necessárias. E além deles, considera-se para o seu cálculo gastos com burocracia, comissões referentes a transação e outras taxas.

Como os detalhes valorizam ou desvalorizam o imóvel, deve-se levar em consideração, também, a estrutura do local onde ele é situado (considerando a infraestrutura da região) e a distribuição física dele.

Além disso, deve se considerar a deterioração do local a longo prazo, o valor do aluguel que se pretende cobrar daqueles imóveis cujo investimento teve essa finalidade, dentre outros.

Portanto, o ROI do investimento em imóvel realmente abrange muitas informações e faz com que os retornos financeiros sejam mais previsíveis.

Como calcular o ROI do investimento de um imóvel?

Entendendo tudo que ele leva em consideração e sua importância, deve-se entender também como calcular o ROI do investimento em imóvel, para aplicá-lo de fato.

Primeiro, deve-se estabelecer qual é o objetivo com o investimento. Isso porque o cálculo muda se for aluguel ou revenda. Acompanhe como realizar cada um, abaixo.

Revenda

Deve-se calcular o ROI do investimento em imóvel, nesse caso, com o preço do imóvel somado ao preço das reformas e taxas necessárias para adquiri-lo e mantê-lo em bom estado. Em seguida, subtraia o valor de gastos do valor total pelo qual o imóvel será vendido. Divida esse resultado pelo valor total do investimento. Por fim, multiplique por 100. O resultado levará ao lucro ganho com o investimento do imóvel.

Aluguel a longo prazo

Deve-se considerar para esse cálculo todo o dinheiro gasto pelo proprietário do imóvel e desconsiderar aqueles gastos pelo inquilino. Esses últimos costumam ser, por exemplo, taxas de condomínio ou IPTU. O ROI do investimento em imóvel, nesse caso, se dará a partir do cálculo do valor do aluguel dividido pelo valor do investimento. O resultado deve ser multiplicado por 100, e assim será encontrada a porcentagem de lucro mensal ganha com o imóvel.

Aluguel por temporada

Nesse caso, os gastos mensais não são previsíveis como nos anteriores. Mesmo assim, o cálculo do ROI do investimento em imóvel pode ser feito. Em imóveis para alugar, o proprietário arca com as taxas referentes ao imóvel e deve considerá-las para o cálculo, assim como o valor que ele pretende ganhar com o aluguel mensalmente.

Deve-se calcular, primeiro, o retorno mensal do imóvel. Primeiro, defina o valor esperado para ganhar no mês e divida-o pelo valor total do imóvel. Em seguida, multiplique por 100 e o resultado será a porcentagem de lucro mensal. Faça isso com todos os meses do ano e some os valores dos resultados mensais para chegar ao valor do retorno anual.

Qual a importância em saber o ROI do investimento do imóvel?

O ROI do investimento em imóvel é importante porque ele permite avaliar quanto o imóvel tratará de lucros para quem o adquirir. Afinal, os investimentos têm sempre como objetivo um bom retorno financeiro. Dessa forma, ele é parte fundamental da estratégia que se deve adotar ao investir em imóveis. A partir dele sabe-se aproximadamente quanto esperar de lucro com um investimento imobiliário.

Vantagens de investir em imóveis

Os investimentos em imóveis possuem vantagens porque são seguros já que oferecem risco baixo de perda. Além disso, eles podem oferecer rendas superiores a outras rendas extras. Isso acontece em casos de aluguéis, mas também é possível adquirir um imóvel para revenda considerando a sua valorização com o tempo.

Por fim, esse é um investimento que passa a incorporar o patrimônio e sua liquidez, mesmo que não seja imediata, é certa. Ou seja, o recebimento do valor não acontece imediatamente quando você deseja se desfazer do imóvel, mas é certo que ele irá acontecer.

Uma consultoria imobiliária especializada, como a da Vizzio, pode avaliar todas as questões que envolvem o investimento no imóvel e garantir que o investimento seja vantajoso como promete. Ou seja, ela ofertará ao investidor o ROI do investimento em imóvel com precisão.

Para isso, ela levará em consideração todas as questões que englobam a valorização ou desvalorização do imóvel, contando com expertise dos seus profissionais. Por exemplo, a localização, as instalações, a existência ou não de garagem, a possível valorização da área e os investimentos públicos realizados nela, dentre vários outros. Portanto, não deixe de consultar a empresa antes de realizar os seus investimentos.

Continue acompanhando os conteúdos em nosso blog.