Como planejar uma obra corporativa

Como planejar uma obra corporativa 

A chave para o sucesso de uma obra corporativa é, sem dúvida, o planejamento. Com a elaboração de um bom plano, fica muito mais fácil controlar custos e prazos, e lidar com possíveis imprevistos.
Porém, não basta apenas realizar um planejamento, é preciso segui-lo e, se necessário, ajustá-lo ao longo da obra, para que o que foi planejado seja cumprido.
Além disso, um projeto bem planejado é capaz de otimizar todo o processo da obra e garantir o máximo de eficiência.
Confira as etapas para planejar uma obra corporativa:

Desenvolvimento do projeto

Nessa etapa é necessário captar a essência do projeto e definir todos os seus aspectos, desde as prioridades na entrega até as necessidades que precisam ser atendidas.
Além disso, é de grande importância entender os pontos críticos do projeto, pois interferem diretamente no sucesso da execução.
O projeto deve considerar os desejos da empresa e alinhá-los com a viabilidade de sua implementação.

Elaboração do cronograma

O cronograma apresenta as definições relacionadas à ordem das atividades a serem executadas, bem como a quantidade de pessoas envolvidas, o prazo total de cada tarefa e do projeto com um todo.
No cronograma, também é importante sinalizar as atividades críticas, ou seja, aquelas que podem ter dificuldades na execução e, consequentemente, impactar diretamente no prazo e no custo da obra.
Outro ponto de atenção quando se trata de obras corporativas são os turnos dos trabalhadores envolvidos.
Podem existir horários alternativos, fora do período comercial, como turnos noturnos, nos feriados e finais de semana para que as atividades dos imóveis próximos não sejam prejudicadas.
Por isso, também é preciso checar as regras condominiais para obras em empresas que se localizam em prédios corporativos.

Definição do orçamento

O orçamento é uma etapa fundamental, uma vez que cálculos errados e incompletos podem causar grandes prejuízos.
O budget deve ser acompanhado minuciosamente até que o projeto seja finalizado. O monitoramento constante dos gastos evita desperdícios, excesso de materiais sem necessidade, falta de equipamentos e de prestação de serviços.
O orçamento deve contemplar, por exemplo, a qualidade e quantidade dos materiais que serão usados, considerando cada etapa da obra.
A mão de obra também precisa ser considerada de acordo com o prazo definido para a entrega da obra. Desse modo, será possível determinar o total de trabalhadores e como eles serão alocados.

Aprovações necessárias

Para que a obra tenha início, é preciso ter a aprovações e liberações de órgãos competentes. Essa etapa depende das exigências e procedimentos da localidade onde o projeto está sendo realizado.
Em caso de imóveis alugados, antes do início da obra, também é primordial que o proprietário esteja ciente e de acordo com todas as mudanças que serão feitas no local.
Além disso, é importante que tudo esteja aprovado e seja realizado dentro das regras do condomínio onde se localiza o imóvel.
Todas as aprovações são fundamentais, pois, caso não sejam feitas com antecedência e dentro da legalidade, podem atrasar o início dos trabalhos e gerar multas, resultando em mais gastos.

Execução eficiente

Se bem planejada, a obra provavelmente será executada e entregue dentro do cronograma. Entretanto, imprevistos podem acontecer.
Caso o planejamento esteja longe de se tornar real, é preciso fazer ajustes e reformulações o quanto antes, reorganizando prazos e custos dentro de uma nova previsibilidade.

Por fim, contar com o apoio de uma empresa com expertise em obra corporativa, pode facilitar todas as etapas do projeto.
O gerenciamento eficaz de obras corporativas garante a execução dos prazos, o cumprimento de budget e o sucesso do projeto.

Continue acompanhando os conteúdos em nosso blog.