Conheça a Vizzio Broadvise
Logo da Vizzio
Sale & Leaseback

Sale & Leaseback: saiba como funciona esse tipo de operação

Geralmente aplicado a imóveis comerciais, a operação Sale & Leaseback é uma transação imobiliária e financeira que pode trazer muitas vantagens para diversos tipos de empresas.

Como o próprio nome traduzido já define, o termo em inglês Sale significa “vender”, enquanto Leaseback quer dizer “alugar de volta”. 

Desta forma, neste modelo de transação, uma empresa que é proprietária do imóvel onde realiza suas atividades, vende tal propriedade para uma empresa investidora que, por sua vez, aluga de volta para o antigo proprietário, que se torna locatário.

Sendo assim, trata-se de uma operação muito segura e transparente, uma vez que na venda do imóvel fica acordado  que o vendedor irá imediatamente alugar a propriedade do comprador.

 Por que optar pelo Sale & Leaseback

Comum nos Estados Unidos e Europa, no Brasil, o Sale & Leaseback tem sido a opção de muitas empresas que necessitam captar recursos financeiros sem a necessidade de empréstimos em instituições financeiras.

Sendo assim, o valor obtido na venda do imóvel se torna capital de giro que pode ser reinvestido de diferentes formas como:

  • Investimento no estoque da empresa;
  • Quitação de possíveis dívidas; 
  • Ampliação da capacidade produtiva;
  • Otimização da gestão;
  • Expansão dos negócios.

De qualquer forma, a operação deve ser muito bem planejada para que a transação seja vantajosa para a empresa que vendeu sua propriedade.

Portanto, companhias de seguros, sociedades limitadas, empresas financeiras e de leasing, ou investidores institucionais são, geralmente, os investidores neste tipo de operação.

 As vantagens do Sale & Leaseback

Sem dúvida, o principal benefício do Sale & Leaseback é a utilização do lucro da venda do imóvel em outras aplicações financeiras.

Veja abaixo todas as vantagens desta operação:

  • Melhora do índice de liquidez corrente e aumento do retorno sobre o ativo, resultando na liberação de capital, para poder reinvestir no negócio;
  • Aumento de capital sem a necessidade de contrair empréstimos que podem implicar em juros altos;
  • Por se tratar da locação de um imóvel e, portanto, uma despesa operacional, há redução da base de cálculo do imposto de renda.
  • Pode haver a substituição de dívidas por aluguéis com taxas mais baixas, o que poderá beneficiar ambos os lados;
  • Expansão do negócio e relação mais próxima entre o investidor e o locatário.

 Benefícios para o locador e para o locatário

Por fim, podemos considerar o Sale & Leaseback como um transação de ganha-ganha, uma vez que a empresa vendedora tem a recuperação imediata do caixa pela venda do ativo imobilizado e permanece no uso exclusivo da propriedade.

Já o comprador adquire a propriedade com a certeza do retorno do investimento com uma locação imediata, duradoura e estável.

 Se a sua empresa está em busca de soluções imobiliárias para superar a crise e crescer, entre em contato conosco e saiba como podemos apoiar o seu negócio.

Continue acompanhando os conteúdos em nosso blog.