Geralmente aplicado a imóveis comerciais, a operação Sale & Leaseback é uma transação imobiliária e financeira que pode trazer muitas vantagens para diversos tipos de empresas.
Como o próprio nome traduzido já define, o termo em inglês Sale significa “vender”, enquanto Leaseback quer dizer “alugar de volta”.
Desta forma, neste modelo de transação, uma empresa que é proprietária do imóvel onde realiza suas atividades, vende tal propriedade para uma empresa investidora que, por sua vez, aluga de volta para o antigo proprietário, que se torna locatário.
Sendo assim, trata-se de uma operação muito segura e transparente, uma vez que na venda do imóvel fica acordado que o vendedor irá imediatamente alugar a propriedade do comprador.
Por que optar pelo Sale & Leaseback
Comum nos Estados Unidos e Europa, no Brasil, o Sale & Leaseback tem sido a opção de muitas empresas que necessitam captar recursos financeiros sem a necessidade de empréstimos em instituições financeiras.
Sendo assim, o valor obtido na venda do imóvel se torna capital de giro que pode ser reinvestido de diferentes formas como:
- Investimento no estoque da empresa;
- Quitação de possíveis dívidas;
- Ampliação da capacidade produtiva;
- Otimização da gestão;
- Expansão dos negócios.
De qualquer forma, a operação deve ser muito bem planejada para que a transação seja vantajosa para a empresa que vendeu sua propriedade.
Portanto, companhias de seguros, sociedades limitadas, empresas financeiras e de leasing, ou investidores institucionais são, geralmente, os investidores neste tipo de operação.
As vantagens do Sale & Leaseback
Sem dúvida, o principal benefício do Sale & Leaseback é a utilização do lucro da venda do imóvel em outras aplicações financeiras.
Veja abaixo todas as vantagens desta operação:
- Melhora do índice de liquidez corrente e aumento do retorno sobre o ativo, resultando na liberação de capital, para poder reinvestir no negócio;
- Aumento de capital sem a necessidade de contrair empréstimos que podem implicar em juros altos;
- Por se tratar da locação de um imóvel e, portanto, uma despesa operacional, há redução da base de cálculo do imposto de renda.
- Pode haver a substituição de dívidas por aluguéis com taxas mais baixas, o que poderá beneficiar ambos os lados;
- Expansão do negócio e relação mais próxima entre o investidor e o locatário.
Benefícios para o locador e para o locatário
Por fim, podemos considerar o Sale & Leaseback como um transação de ganha-ganha, uma vez que a empresa vendedora tem a recuperação imediata do caixa pela venda do ativo imobilizado e permanece no uso exclusivo da propriedade.
Já o comprador adquire a propriedade com a certeza do retorno do investimento com uma locação imediata, duradoura e estável.
Se a sua empresa está em busca de soluções imobiliárias para superar a crise e crescer, entre em contato conosco e saiba como podemos apoiar o seu negócio.
Continue acompanhando os conteúdos em nosso blog.
- Avaliação imobiliária: tudo que você precisa saber sobre ela
- Escritórios para alugar: o que você deve saber antes de escolher o seu