Enter your keyword

Notícias e Cases

Redução do espaço de trabalho pode melhorar performance

Redução do espaço de trabalho pode melhorar performance

Consultoria imobiliária e redução do espaço de trabalho

Tudo depende de uma consultoria imobiliária bem-feita, que não apenas analise os dados de mercado e as variantes do cliente, mas entenda a cultura da empresa.

A contenção de gastos é a primeira atitude de qualquer empresa em períodos de crise. E como o cenário atual é atípico, devido à pandemia do novo coronavírus (COVID-19), os gestores estão tomando medidas para preservar os negócios e os colaboradores de um colapso econômico.

Apesar da crise, a expectativa é que o mercado imobiliário corporativo apresente um certo movimento nos próximos meses. Afinal, muitas empresas estão reavaliando a otimização do espaço operacional em razão do desligamento de alguns funcionários e do deslocamento de outros profissionais para home office.

“Na verdade, já existe uma política de tirar aos poucos as pessoas de dentro do escritório, pois nem todas estão ao mesmo tempo dentro da companhia. Tem gente que atua mais na rua, na parte comercial. Há uma flexibilidade natural, independentemente do home office, o que já viabiliza a redução do local de trabalho”, afirma Erick Passos, sócio-diretor da Vizzio – empresa de consultoria imobiliária com foco no mercado corporativo de médio a grande porte.

Para colocar essa mudança em prática, é necessário fazer uma avaliação bem minuciosa a fim de não prejudicar a performance de trabalho – que já está bastante afetada pela pandemia. Por isso, nesse momento, o auxílio de uma consultoria imobiliária – mais do que nunca – é muito bem-vinda.

Otimização do espaço de trabalho: como a consultoria ajuda

Mas não é qualquer consultoria imobiliária que tem know-how para analisar o cenário atual e ajudar os clientes na tomada de decisão – principalmente no que diz respeito a reduzir o espaço de trabalho. É necessário entender a empresa, sua realidade, suas necessidades, além de outros fatores financeiros.

“A Vizzio atua dessa maneira. O nível de detalhe que a gente gosta de entrar até ‘assusta’ os clientes – no bom sentido da palavra. Muitas não compreendem por que pedimos tantas informações. Ocorre que, muitas vezes, o pequeno detalhe que escapa é, justamente, o que viabilizaria o projeto”, explica Passos.

A consultoria é importante porque é um serviço que se “debruça” em dados e informações concretas do mercado imobiliário, analisa todas as variantes da companhia e apresenta os possíveis cenários que o cliente encontrará pela frente. Esse estudo, evidentemente, abrange o impacto que a redução do espaço ocupacional pode causar nos negócios.

“Nossa consultoria procura entender se, realmente, a empresa está pronta para se adaptar a uma situação de redução do espaço de trabalho. A partir dessa metodologia, temos conseguido casos de bastante sucesso”, complementa o sócio-diretor da Vizzio.

O impacto de uma consultoria bem-feita

Nesse contexto, a consultoria imobiliária é determinante para o sucesso da empresa, quanto à intenção de diminuir o tamanho do espaço operacional. O movimento pode acontecer sem prejudicar a performance de trabalho da equipe. Mais do que isso: permite até melhorar o desempenho dos profissionais.