Enter your keyword

Consultoria imobiliária em momentos de crise: como funciona?

Consultoria imobiliária corporativa viabiliza empresas a mudarem de prédio com espaços otimizados durante a crise. Veja como isso é possível e confira exemplos

Consultoria imobiliária em momentos de crise: como funciona?

Consultoria imobiliária em momentos de crise: como funciona?

Consultoria imobiliária ajuda a otimizar espaços na crise

Mudar de espaço – especialmente para prédios que otimizam o local operacional – pode ser feita durante a crise, desde que tenha ajuda de consultoria imobiliária

As empresas que alugam escritórios corporativos enfrentam vários dilemas nesse período de crise, causada pelo novo coronavírus (COVID-19): como manter suas atividades normalmente com a redução de custos quase obrigatória? O valor do aluguel precisará ser renegociado com o locador? Será necessário mudar para um espaço menor e/ou mais acessível? 

Essas e outras questões pedem decisões praticamente imediatas. E nem sempre as melhores escolhas são tomadas – muitas vezes pelo fato de as finanças não estarem equilibradas; outras vezes por falta de conhecimento do mercado. Daí a importância de buscar apoio profissional, como a de uma consultoria imobiliária.

Consultoria imobiliária com experiência em períodos de crise

Mais do que se apoiar em uma empresa especializada no mercado imobiliário corporativo, o cliente precisa analisar o histórico de quem irá prestar o serviço. Principalmente se tem experiência para lidar com momentos de crise. A Vizzio – especializada em usuários de médio e grande porte – é um exemplo de consultoria com know-how em situações adversas.

“Já conduzimos clientes nesse tipo de situação. Procuramos entender o momento e fazer uma leitura do que cabia ser feito – às vezes até mesmo adotar uma conduta mais agressiva. Tudo depende, é claro, da relação com a empresa…se realmente existe uma abertura para entrarmos mais a fundo do negócio e identificarmos até onde podemos seguir”, conta Erik Passos, sócio-diretor da Vizzio.

Case de sucesso

O profissional lembra o caso de uma multinacional que precisou mudar de espaço de trabalho não só uma, mas duas vezes. 

“E nessa última, teve uma resistência da empresa em relação a compartilhar – ou não – o escritório; e a reduzir – ou não – o local operacional. No fim, apresentamos o projeto e o cliente acreditou. Descobrimos, inclusive, que até poderíamos ter ido mais além. Ou seja: tinha até mais espaço no lugar. A adaptação foi tão positiva que sobrou área útil. Isso permitiu um pouco mais de fôlego para eventuais crescimentos da empresa. Funcionou muito bem”, relata.

Como a consultoria imobiliária ajuda em períodos de crise?

Nessas situações de crise, a consultoria imobiliária orienta a empresa a tomar a decisão mais acertada. Avalia as condições financeiras e o contexto do mercado; apresenta as opções de imóvel corporativo mais compatíveis; sinaliza o momento certo de fazer a mudança; e mostra exemplos de empresas que aderiram a esse tipo de movimento em períodos econômicos difíceis.

“Quando começa a ter ‘n’ casos no mercado, a decisão de outras empresas fica fortalecida. Porque se um faz e deu certo, pode funcionar para o outro. Esse é o pensamento do cliente. E, assim, perde-se um pouco o medo”, conclui o sócio-diretor da Vizzio.