Enter your keyword

Notícias e Cases

COMO A ILUMINAÇÃO DO ESCRITÓRIO PODE AFETAR A PRODUTIVIDADE

COMO A ILUMINAÇÃO DO ESCRITÓRIO PODE AFETAR A PRODUTIVIDADE

Os brasileiros trabalham em média 8 horas por dia, o que significa que ⅓ do nosso dia é influenciado por luzes e a iluminação do escritório, tanto de ambientes abertos quanto dos fechados.

Alguns ambientes de trabalho podem se tornar verdadeiras prisõespara a mente depois de apenas 10 minutos de permanência. Em
contrapartida, há lugares que contribuem para que os funcionários trabalhem satisfeitos. A diferença entre esses ambientes pode ser um elemento simples: Iluminação.

Um projeto de iluminação eficaz mantém a atenção e o foco dos colaboradores, enquanto a iluminação incorreta afeta a produtividadeem vários aspectos.

Segundo estudos, a luz natural do dia melhora o humor e faz bem à saúde, chegando a proporcionar 46 minutos a mais de sono à noite comparado a quem trabalha privado de luz natural. Por isso se diz que um escritório cheio de janelas pode ser sinal de saúde.

A luz natural deixa a pessoa mais alerta. Especialistas dizem, que a falta de luz no meio da tarde, próximo às 16 horas, pode ser a causa da “moleza” que a maioria sente nesse horário do trabalho.

Má iluminação no escritório pode ser um risco para os funcionários

Entende-se aqui como risco tudo que afeta a saúde de uma pessoa de forma negativa e a má iluminação é vista como um risco físico, pois sua deficiência pode afetar a visão, seu rendimento e até provocar acidentes de trabalho.

Como evitar a fadiga visual?

Hoje podemos contar até com a tecnologia para auxiliar no projeto de boa iluminação no ambiente de trabalho. Já existem vários softwares que simulam a iluminação como o Desktop Radiance, o RayFront e o LightScape.

Para que não haja fadiga visual, que se caracteriza por olhos vermelhos, lacrimejantes, ardor, ressecamento e até dor nos olhos, o ideal é uma iluminação não muito intensa nem muito fraca. Muita iluminação prejudica a lubrificação dos olhos.

Como driblar a falta de fonte de luz natural

A luz de LED é a ideal para simular a luz natural. Por ser mais leve, é mais agradável e proporciona maior sensação de naturalidade quando comparadas a outros tipos de iluminação.

O uso da Luz Azul

A revista científica Sleep publicou um novo estudo onde sugere que a exposição à luz azul antes de uma tarefa importante pode ser uma forma de melhorar o desempenho.

De acordo com um estudo feito no Brigham and Women’s Hospital, em Boston, a luz azul é extremamente benéfica para nossa capacidade de concentração.

Nos testes, foram utilizados dois tipos de luz, uma esverdeada e outra azulada e os voluntários expostos a essas luzes deveriam executar suas atividades rotineiras no trabalho.

Depois de 6 horas e meia, os que foram expostos à luz azul mostraram ondas cerebrais que sugeriam um estado mais alerta e atenção mais aguçada comparados com os voluntários expostos à luz verde.

Faça um teste você mesmo. Use uma pequena lâmpada de LED azulada em sua mesa de trabalho.

Embora não haja conscientemente nenhuma sensação que mostre alguma diferença, você perceberá melhor rendimento no seu trabalho com melhor poder de concentração e menor reação a estímulos auditivos.