Enter your keyword

Notícias e Cases

Locação de espaços montados: Oportunidade ou tendência?

Locação de espaços montados: Oportunidade ou tendência?

Com espaços de sobra e baixa procura por parte das empresas, os preços de aluguel para escritórios despencaram mais de 30%, recuando para valores de cerca de 6 anos atrás. A virada do mercado proporcionou um momento favorável ao inquilino, que tem conseguido descontos tanto parar permanecer onde está, como para migrar para espaços maiores e melhores, movimento conhecido como flight­‐to-quality, ou “voo em direção à qualidade”, em tradução livre.

Temos vivenciado negociações em que o preço pedido pelo proprietário e o preço fechado com os clientes atingem descontos, em média, de 20%. Também tem sido praxe a oferta de outros atrativos, como auxílio carência locatícia de vários meses e até ajuda financeira, modalidade conhecida como cash allowance.

Outro aspecto a ser considerado é que ao término do contrato de locação ou em caso de rescisão antecipada, empresas que estão encerrando as suas operações ou estão de mudança para outro imóvel, muitas vezes não precisarão do mobiliário e têm buscado incluir na negociação da devolução do imóvel toda a sua infraestrutura. Na maioria das situações, o custo para a devolução do espaço é bem significativo, o que inclui obras para que retorne às condições iniciais, multa por rescisão antecipada e outros itens acordados contratualmente. Contudo, quando a ocupação de uma empresa possui um layout mais aberto e está em boas condições de conservação, as chances de aceitação por outra empresa são muito altas, porque a adaptação deverá ser pequena, gerando grande economia de tempo e, principalmente, dinheiro.

Ao vislumbrar uma possibilidade de acelerar uma próxima negociação para a rápida locação do imóvel, os proprietários têm aceitado receber o espaço mobiliado, ou seja, com o layout do atual locatário, sem custos adicionais. Esse layout inclui todas as instalações tecnológicas, com vistoria do mapa de cabeamento para conceder ao próximo locatário as informações necessárias para instalar sua infraestrutura.

Em uma mudança nessas condições, torna-­se mais fácil propor para os colaboradores uma ocupação mais aberta, com poucas salas, o que pode gerar um ganho significativo de espaço. Além disso, a obra para montagem de um novo espaço pode tornar­‐se um problema para uma empresa quando não existe uma boa assessoria, os riscos podem existir em relação a prazos, orçamentos mal elaborados e falta de planejamento. Já no caso de espaços montados, o planejamento precisará existir apenas para as adequações; uma vez que o intuito é a economia, aproveitando o material existente e adequando a ocupação da empresa o mais próximo possível do layout atual.

Essa nova modalidade de locação vem se tornando cada vez mais frequente, principalmente neste momento em que o mercado não está aquecido e há alto percentual de vacância, de forma a tornar-­‐se um produto competitivo e bastante benéfico para ambas as partes, haja visto que o proprietário tem uma absorção mais rápida e com concessão mais reduzida de carências do seu imóvel para locação, enquanto o inquilino consegue ter agilidade na ocupação, uma vez que o imóvel está pronto para uso, possibilitando, portanto uma considerável economia de custos.