Enter your keyword

Notícias e Cases

Gafisa

Gafisa

 

O Desafio

Com escritórios posicionados em São Paulo e em Alphaville, a Gafisa solicitou os serviços da Vizzio para realização de um estudo de ocupação que permitisse a avaliação funcional de sua operação sob a ótica dos custos envolvidos para manutenção dos dois endereços e as eventuais ineficiências provocadas pela separação das equipes. O estudo deveria possibilitar a visão geral de todos os cenários, incluindo as possibilidades de mudança, unificação dos escritórios, renegociação dos contratos, impacto de deslocamento de colaboradores, entre outros, com foco prioritário na redução significativa dos custos gerais de ocupação e operação.

A Solução

Partindo do entendimento completo da situação, a estratégia de atuação foi definida de modo a englobar as possibilidades de readequação das condições comerciais dos contratos vigentes, a modernização dos conceitos de ocupação dos espaços, a avaliação das oportunidades para unificação da operação e a compatibilização de todas as necessidades com as alternativas imobiliárias existentes no mercado. Definidos os aspectos de maior relevância na composição da demanda, a Vizzio desenvolveu uma plataforma de análise customizada, a qual permitiu a avaliação de resultados e impactos de todas as combinações de cenários de forma dinâmica e objetiva. Em uma primeira abordagem, foram realizadas tentativas de renegociação dos contratos de locação vigentes, cujos resultados iniciais auxiliaram o posicionamento das metas a serem atingidas. Em paralelo, foram iniciadas as buscas por novos espaços que pudessem atender a demanda de unificação dos escritórios, com área mensurada a partir do estudo de arquitetura complementar. Com a seleção de opções potenciais, negociamos alternativas que viabilizassem a consolidação reduzindo bastante o custo, uma vez que foram aplicados novos conceitos de ocupação dos espaços, compartilhamento de estações de trabalho e ampliação de áreas colaborativas, reduzindo substancialmente a necessidade de espaço. Com o avanço das negociações na reta final do processo, novas abordagens junto ao proprietário do escritório de São Paulo proporcionaram excelentes condições comerciais para permanência, permitindo inclusive a desmobilização do escritório de Alphaville para unificação deste no mesmo espaço ocupado pelo escritório de São Paulo, no edifício Eldorado Business Tower.

Resultado

Redução de custos alinhada aos objetivos iniciais do processo, unificação da operação na unidade mais bem localizada e de menor impacto para os colaboradores e modernização do ambiente de trabalho mediante aplicação dos novos conceitos de ocupação.

Estudo de ocupação para unificação de unidades e modernização da estrutura operacional da companhia    

Cliente Localização Propriedades
Gafisa São Paulo e Barueri – SP 4.000 m2